Mystical Yoga Farm

Vista da fazenda com o Lago Atitlán ao fundo

Vista da fazenda com o Lago Atitlán ao fundo

No começo de outubro eu atravessei o Lago Atitlán, de Panajachel para a Mystical Yoga Farm, em Santiago Atitlán.

Aqui matei a saudades de vida comunitária, mas com um sabor bem diferente do Zen. Cerimônias do Fogo e de Cacao, Temazcal (sauna sagrada), Ecstactic Dance, Hatha e Vinyasa Yoga.

Desde que eu comecei a viver e praticar em comunidade eu senti a força que é praticar junto e aqui não foi diferente. Mas a beleza de viver junto não é que somos todos seres perfeitos e elevados, flutuando por ai. Ao contrário, é um espaço onde as questões aparecem e você tem que lidar com isso, mas junto se cria um espaço seguro e de suporte mútuo.

Conviver com o diferente nos faz ver a nós mesmos. E para mim foi interessante estar nesse espaço, aprender com as práticas daqui mas ao mesmo tempo perceber que a conexão que eu tenho com o Zen e com a Kundalini Yoga são mais profundas. Mas saber disso não me impediu de estar presente e compartilhar com prazer as aulas e atividades.

Um dos temas praticados enquanto estive lá foi o auto-amor, e pude ver o quanto é mais fácil para mim ser tolerante com os outros do que comigo mesma. Tenho irritações que são minhas e aparecem mesmo numa paisagem linda, de frente para o lago e para o vulcão. Ai eu vejo como viajar e praticar não é fugir mas encontrar. Encontrar sentimentos e emoções. Encontrar o que me deixa feliz ou irritada. Aprender com o diferente e  descobrir mais quem sou e quem não sou. E quem sou já não é mais, porque já mudou e vai mudando. E assim vamos, seguindo…

Sri, a "spiritual holder", Clanc,coordenadora de permacultura e eu.

Sri, a “spiritual holder”, Clanc,coordenadora de permacultura e eu.

IMG_4468

Eu e Natália que me ensinou a fazer tortillas

IMG_4474

Eu, Pedro e David, equipe da cozinha.

IMG_4477

Eduardo, eu e Ronaldo. Jardineiros

IMG_4478

Jahendo, o hippie maneger e eu

Leave a Reply

